quinta-feira, 28 de abril de 2016

Maledicência, uma arma eficaz de Satanás

´´Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizente...´´   1Tm 3.11

Imagem retirada do google
O assunto que irei abordar hoje é sobre a maledicência, uma das armas poderosas de Satanás contra a vida do crente. O que é isso? Quais os males que a maledicência causa? A Bíblia condena tal ato? Quais são os agentes da maledicência?

Segundo o dicionário online Priberam maledicência é um ´´Ato de dizer mal= difamação, murmuração´´. Outro dicionário online Dicio diz que é um ´´Ato ou aptidão para falar mal dos outros; cuja intenção é denegrir; difamação. Fala injuriosa ou maldosa: comentário cheio de maledic
ência´´. Ou seja, é um ato de maldizer ou falar de outra pessoa visando diminuir esta e chamar a atenção para si ou querer se dá bem em alguma situação.
  
O primeiro a praticar tal ato foi Satanás no Jardim do Éden. Este para ludibriar Eva falou mal do Senhor (Gn 3.1) para ela tentando convence-la a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se utilizou da esperteza, mentira e difamação para obter seu objetivo. E conseguiu. Assim como tem conseguido até os dias de hoje, pois da mesma forma que Eva deu ouvido e crédito as palavras do Diabo, somos nós também. Satanás ama o que faz que é denegrir, acabar e matar com a imagem da pessoa. Não é a toa que a palavra ´´diábolos´´ em grego, tem como tradução ´´maldizente, caluniador, falar mal´´.

A maledicência é um mal que permeia dentro da Casa de Deus. E ninguém faz nada! Líderes não tomam consciência do estrago que a maledicência causa em nosso meio. Vidas são destruídas ao ponto de muitas delas chegam até se afastarem da presença de Deus, casamentos e amizades são desfeitos, a mentira reina no lugar da verdade, aparecimentos de doenças psicossomáticas em crentes e etc. A maledicência - que é a mesma coisa de calúnia, difamação e fofoca deve ser tratada do mesmo jeito quando se trata (va) do adultério, utilizar a disciplina. É bom frisar que não existe fofoca santa, eu não sei de onde esses fofoqueiros de plantão tiraram essa frase. Na Bíblia não tem nada disso. Outra coisa, eu nunca vi um crente maledicente, que deixa ser persuadido pelas falácias de Satanás, e depois abre sua boca para difamar seu irmão causando estragos que muitas das vezes são até irreparáveis, ficar em disciplina. Você já viu? Eu nunca vi!!

Falar mal do próximo é pecado, é pecado. E a liderança faz vista grossa. Ninguém toma atitude de aconselhar ou disciplinar os crentes que praticam tal ato. Banalizaram, acham isso normal, mas a Bíblia é bem enfática sobre este assunto, o Senhor condena a maledicência.

Observe como a Bíblia trata deste assunto:

1- Lábios perversos: ´´ Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.´´  Pv 4.24

´´Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor.´´  Pv 12.22a

2- A língua é como fogo: ´´Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.´´  Pv 26.21

´´A língua é como fogo; é mundo de iniquidade.´´  Tg 3.6

3- A maledicência é uma abominação: ´´Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre os irmãos.´´  Pv 6.19   (grifo meu)

Paulo quando escreveu a primeira epístola a Timóteo instruiu-o na escolha de bispos e diáconos listando uma série de como dever ser o caráter e comportamento destes futuros obreiros. As esposas dos diáconos Paulo pede que elas sejam mulheres de respeito e não maldizentes (gr. diabólos). Em 1Pe 2.1, Pedro nos exorta que devemos nos ´´despojar de toda maldade e dolo, hipocrisias e invejas e toda sorte de maledicência´´. O que significa ´´despojar´´? No grego 'apotíthemai, significa ´´afastar, deixar de fazer o que se está acostumado a fazer - parar, cessar, deixar de lado´´. Eles não escreveram sobre isso em vão, sabiam perfeitamente os males que a maledicência causa no corpo de Cristo.

Os agentes da maledicência

1- O maledicente: este por falta de cuidado com a língua, impede a santidade mútua no meio da igreja. Sem vigilância e através da língua contaminamos a nós e os outros (Tg 3.13-16; 1Pe 1.13-16; Mt 15.18-20; Hb 12.14,15; Cl 3.8,9).

2- O ouvidicente: se existe fofoqueiro ou caluniador é porque existe pessoas que dão ouvidos a fofoca. Saiba que quando você ouve calunias ou fofocas infundadas, certamente está mantendo a maledicência ativa causando assim muitos estragos por onde passa (Jo 21.15-23; Rm 8.5; Cl 3.1-3,16,17).

3- A vítima: neste caso, se a vítima - que é a pessoa mais prejudicada deste mal, se agir também na carne torna-se pior que o maledicente e até mesmo o ouvidicente. Se agir vai deixar-se vencer pelo mal e transgredir o mandamento ´´Amarás o teu próximo como a ti mesmo´´  (Mt 12.31). Portanto, não reage negativamente ao ser caluniado. Entrega tudo nas mãos do Senhor que Ele com certeza agirá em seu favor (Cl 3.12-15; Ef 4.15,16,24,26,27; 5.16-26; 1Jo 2.11).

A maledicência é um grande mal em que Satanás se utiliza para orquestrar seus planos de destruição em todas as instâncias. Ela precisa ser exterminada do nosso meio, principalmente no corpo de Cristo, mas para isso precisamos seguir cada vez mais os passos de Jesus submetendo a Sua vontade. Renunciar aos desejos da carne, alcançar coração sábio, se revestir da armadura de Deus e andar sempre no Espírito (Cl 3.2,3; Sl 90.12; Rm 6.12,13; Ef 6.10-18; Gl 5.16).

Uma ilustração acerca da maledicência - As três peneiras

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

-- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
-- Espere um momento. Disse Sócrates.
-- Antes de contar-me, quero saber se fizesse passar essa informação pelas três peneiras?
-- Três peneiras? Que queres dizer? Respondeu o homem.

-- Vamos peneirar a informação que queres passar. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, preste bem atenção. A primeira peneira é da VERDADE. Tem certeza de que essa informação é verdade?
-- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade. Respondeu o homem.

-- A segunda peneira é da BONDADE. Com certeza essa informação foi passada pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu. -- Devo confessar que não.

-- A terceira peneira é da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meio amigo?
-- Útil? Na verdade não.
-- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me a respeito do meu amigo não é verdadeiro, nem bom e nem útil, então, é melhor que o guardes somente para ti.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada Revista e Corrigida. 67ª impressão. RJ. JUERP/Imprensa Bíblica Brasileira. 1987.

ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia Sagrada de Estudo da Mulher Revista e Atualizada. 2ª ed. SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 2009.

LOUW, Johannes. NIDA, Eugene. Léxico Grego - Português do Novo Testamento. Baseados em domínios semânticos. 2ª ed. SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 2013.

SCHOLZ, Vilson. BRATCHER, Roberto G. Novo Testamento Interlinear Grego-Português. 4ª ed. SP. Sociedade Bíblica do Brasil. 2004.

http://www.dicio.com.br/maledicencia

www.priberam.pt/dlpo/maledicencia

3 comentários :

Agrega Blogospel disse...

Convido a participar do novo Agregador Blogospel, onde reunimos blogs evangélicos, com os melhores conteúdos gospel e relevantes para o povo de Deus.
Aumente o tráfego do seu blog E EDIFIQUE MAIS VIDAS!
Não precisa cadastrar, é rápido e prático! Apenas seja parceiro colocando nosso banner na sua página e pronto, já pode enviar seus links.
Acesse e conheça: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br
Sua parceria é muito importante.
Juntos crescemos mais.
Graça e paz!

Joao Cruzue disse...

A paz de Cristo, Irmã Rose.

Vim retribuir sua visita ao Blog Olhar Cristaõ. Vim e gostei do que vi. Por isso, estou agradecendo a Deus por ele; foi uma ótima iniciativa. A Internet precisa de muitos textos cristãos. Parabéns, pela qualidade do seu Blog.

Irmão João Cruzué

Rose Vieira disse...

A paz de Cristo pastor João!!

Muito obrigada por tudo amado. Estarei orando pelo senhor, família e ministério. Abraços fraternos!!